Objetivo Geral
O objetivo geral do curso de Pós em Biomedicina Estética da Faculdade CTA é: Formar profissionais de nível superior, com conhecimento de Tecnologia em Biomedicina Estética, oferecendo-lhes uma formação básica, experiência prática do exercício profissional no conjunto de técnicas que valorizam a imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do Curso de Pós em Biomedicina Estética da Faculdade CTA são capacitar o aluno para:
Atuação especializada em diferentes procedimentos e tratamentos preventivos do envelhecimento fisiológico do organismo e disfunções estéticas faciais ou corporais, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar físico e estético dos pacientes.
O Biomédico Esteticista possui conhecimentos aprofundados sobre a derme e seus anexos, como pelos, unhas e glândulas sebáceas e sudoríparas, assim como do tecido adiposo e do metabolismo. Esse profissional é habilitado para realizar tratamentos com o uso de métodos invasivos não-cirúrgicos, tais como a aplicação de toxina botulínica e preenchedores, além de outros procedimentos como laserterapia, luz intensa pulsada e peelings químicos e mecânicos.
Perfil do Egresso
O Curso de Pós em Biomedicina Estética da Faculdade CTA apresenta o seguinte perfil do egresso: Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Deve ser um profissional capacitado a identificar e solucionar problemas na área da estética, com boa capacidade decisória e crítica, autônomo, capaz de produzir conhecimentos e atuar considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de estar ciente da necessidade de formação contínua e permanente.
O egresso do curso deverá ter capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, humanas e econômicas e de sua atuação, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas nos vários segmentos do campo de atuação. Será um profissional formado para solucionar problemas em conformidade com o bem-estar, segurança, funcionalidade e economia para a sociedade.
O projeto do curso fundamenta-se na busca contínua em estreitar a proximidade teórico-prática com a realidade local. Sendo assim, delinearam-se algumas linhas norteadoras que estejam em consonância com o perfil esperado do egresso para atuar na área de abrangência teórica do curso, oferecendo uma formação que possibilite ao futuro profissional ser dotado de:
- a) Visão crítica e criatividade na identificação e resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
- b) Capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da sua área de atuação;
- c) Conhecimento e capacidade para atuar de forma empreendedora, para assumir cargos administrativos e prestar consultorias especializadas;
- d) Capacidade de exercer a prática de avaliação e tratamentos de Estética, utilizando diagnósticos e terapias validados cientificamente.
Competências e Habilidades
Considerando o caráter humanista, crítico e reflexivo, competências ético científica, ético-política e social-educativa, o graduado em Estética deverá, através dos conhecimentos adquiridos, estar apto a exercer as seguintes competências e habilidades gerais:
- a) Atenção à saúde: dentro de seu âmbito profissional, deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos;
- b) Tomada de decisões: ter capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de produtos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas, avaliando, sistematizando e decidindo as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
- c) Comunicação: ser acessível e manter a confidencialidade das informações a ele confiada, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
- d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional deve estar apto a assumir posições de liderança, visando sempre o bem estar da comunidade;
- e) Administração e gerenciamento: estar apto a tomar iniciativas, gerenciando e administrando a força de trabalho, os recursos físicos e materiais e de informação, capazes de se tornar empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças nas equipes em que atuem;
- f) Educação permanente: ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Deve aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais.
Tal perfil traçado para os egressos revela coerência com o currículo, na medida em que toda a estrutura curricular e as estratégias metodológicas convergem para as competências e habilidades delineadas. A análise das disciplinas curriculares revela preocupação em proporcionar não somente o aprendizado necessário ao gestor, mas dotá-lo, paralelamente, de conhecimentos teórico-práticos específicos na área. Assim, poderá o egresso dar sua contribuição em tratamentos e no planejamento administrativo de uma clínica de Estética. A perspectiva do curso, pois, é formar um profissional que não apenas saiba gerir eficazmente empresas na área da beleza, mas que tenha uma visão panorâmica do setor. Dotado desta visão atualizada e específica, o egresso estará mais apto para gerir negócios na área da beleza.